A PepsiCo está ampliando o seu portfólio de snacks e bebidas saudáveis em toda a Europa, se comprometendo a reduzir o nível médio de açúcares adicionados em seu portfólio de bebidas em 25% até 2025 e em 50% até 2030. Os snacks também serão reformulados, assim como novas opções de chá verde estarão disponíveis e outras bebidas com teor de açúcar reduzido e novos sabores.
Os snacks saudáveis são apontados como a categoria de alimentos de crescimento mais rápido da empresa nos próximos quatro anos, com a ambição de expandir para um portfólio de US$ 1 bilhão até 2030. Os novos objetivos serão alcançados reformulando os produtos existentes, incluindo Lay’s Oven Baked, para mais mercados e introduzindo novas linhas de snacks, como a PopWorks.
A PepsiCo Europa também quer diversificar o seu portfólio de snacks para incluir opções mais saudáveis. O seu objetivo é aumentar as vendas de snacks classificados como B ou melhor no sistema de rotulagem nutricional Nutri-Score amplamente utilizado. Esse rótulo nutricional avalia a qualidade nutricional geral dos alimentos com base em uma escala codificada por cinco cores que vão de A a E.
Para o seu portfólio europeu de bebidas, que inclui Pepsi-Cola, Lipton Ice Tea e 7UP, o compromisso da PepsiCo também reduzirá o nível médio de açúcares adicionados em toda a sua faixa de refrigerantes em 25% até 2025 e 50% até 2030. De acordo com a PepsiCo, na Europa, a empresa acelerou a transição para o produto sem açúcar na última década e, agora, quase uma em cada três bebidas comercializadas é sem açúcar.
O projeto da PepsiCo envolve uma série de compromissos baseados em rigorosas diretrizes de nutrição com base na ciência. Esse compromisso voluntário será submetido à Comissão Europeia como parte do seu Código de Conduta para Negócios Responsáveis e Práticas de Marketing.
Os novos compromissos se baseiam no progresso da PepsiCo globalmente na última década para reduzir açúcares adicionados em bebidas e sódio e gordura saturada em alimentos, introduzir porções menores e criar marcas existentes com perfis nutricionais aprimorados, como Pepsi MAX, 7UP Free e Lay's Oven Baked.
O portfólio de grãos da PepsiCo, que inclui Quaker Oats, já oferece uma gama de produtos nutritivos para consumidores da União Europeia com 70% do produto classificado em Nutri-Score A ou B.
A PepsiCo também divulgou seu último relatório de sustentabilidade, revelando que 48% de suas bebidas globalmente possuem 100 calorias ou menos de açúcar adicionado, progredindo em direção à meta de 67%. O relatório também destaca que 71% do volume do portfólio de alimentos da empresa agora atende as suas metas de gordura saturada.
Fonte: Food Ingredients First