Em tempos de confinamento por conta da pandemia de coronavírus, mesmo que haja uma flexibilização, planejar as compras de maneira que seja possível evitar muitas idas à rua é uma necessidade e um desafio. Ao fazer a lista de compras, vale incluir um alimento especial: maçã. Fruta fácil de encontrar à venda, prática de comer e durável, é rica em nutrientes como fibras, antioxidantes e vitamina C. Não é à toa que há aquela velha máxima de que uma maçã ao dia mantém o médico longe. Seu consumo pode contribuir para controlar glicose e colesterol e prevenir doenças crônicas. Fonte de carboidratos complexos, pode ser ainda uma boa pedida antes, durante e após o treino. Além disso, é uma fruta muito versátil e que pode ser adicionada a diversos preparos, inclusive de doces saudáveis, que vão muito bem na hora em que dá vontade de comer algo gostoso nesses dias em casa. Para quem se animou com essa ideia e precisa de inspiração, o EU Atleta, com o apoio das nutricionistas Clarissa Hiwatashi Fujiwara, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), e Lara Natacci, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), compartilha algumas receitas em que a maçã é um ingrediente especial: desde creme de aveia e vitamina, que são boas sugestões para o café da manhã, até doces, como maçã assada e bolo integral com castanhas.
Maçã é rica em nutrientes como fibras, antioxidantes e vitamina C
Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Natacci comenta que mesmo quando cozida a fruta conta com muitas propriedades. As fibras, por exemplo, são mantidas quando se adiciona a maçã com casca aos preparos. Há uma perda de vitamina C, mas como essa não é uma das principais fontes desse nutriente, a nutricionista pondera que não há grandes prejuízos.
– Vale a pena usar a maçã em receitas. A monotonia é muito ruim para manter uma dieta equilibrada e faz com que algumas pessoas saiam do caminho da alimentação saudável – comenta Natacci.
Creme de aveia com maçã verde pode ser opção para café da manhã e lanches
Rendimento: duas porções
Ingredientes:
Modo de preparo:
A clássica vitamina de maçã e aveia ganha em fibras com o acréscimo de sementes de chia e linhaça
Ingredientes:
Modo de preparo:
Para quem é forminguinha e não dispensa doce, vale apostar nas maçãs recheadas, uma opção saudável e pouco calórica
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bolo de maçã e nozes é uma boa pedida para lanches ou quando dá vontade de comer algo doce e gostoso
Ingredientes:
Modo de preparo:
Dicas: