O fornecedor de ingredientes Ciranda lançou três novos xaropes para atender a demanda dos consumidores por açúcar reduzido.
Derivados da tapioca e/ou agave, podem ser usados isoladamente ou em combinação para substituir os xaropes tradicionais em formulações como sobremesas, sorvetes, cereais, bebidas e gomas.
O Xarope de Tapioca RS18, também oferecido na versão não transgênica, é descrito como um xarope claro e levemente viscoso, produzido a partir do amido de tapioca. Segundo a empresa, sua doçura é semelhante à calda de tapioca DE40 da Ciranda, mas com 38% menos açúcar. Possui propriedades de formação de filme e de ligação tão boas quanto os xaropes de baixo DE, tornando-o um ingrediente eficaz de xarope único para barramento, confeitos e produtos de suplementos gomosos.
O Agave Syrup AL40, também disponível nas versões orgânica e não transgênica, é produzido a partir da planta agave azul, e descrito como um xarope doce e de cor âmbar clara. Sua redução de açúcar é alcançada porque uma parte da frutose é convertida em alulose, resultando em um xarope doce com 40% menos açúcar e 40% menos calorias do que o xarope de agave padrão da Ciranda. É adequado para sobremesas congeladas, bebidas e cereais.
Já o Agave Syrup IN10, disponível em versões orgânicas e não transgênicas e também proveniente do agave azul, é um xarope âmbar claro que tem 9% menos açúcar e 8% menos calorias do que o xarope de agave orgânico padrão da Ciranda, com 10% dos sólidos retidos como fibra prebiótica de inulina.