O setor de alimentos para fins especiais registrou um crescimento em 2024, impulsionado principalmente pela alta no consumo de vitaminas no Brasil. Segundo dados do boletim econômico da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), elaborado pela consultoria Websetorial, o consumo aparente de vitaminas subiu 9,3% em relação ao ano anterior.
O bom desempenho não se limitou às vitaminas. Concentrados de proteínas também tiveram alta, com crescimento de 3% no período. De forma geral, o consumo aparente de alimentos para fins especiais aumentou 2,4% em 2024, consolidando a tendência de crescimento do setor.
O crescimento refletiu diretamente no mercado de trabalho: foram mais de 4,3 mil novas vagas abertas ao longo do ano, representando um aumento de 4,4% na contratação de profissionais pela indústria.
Avanço nas importações
As importações do setor ultrapassaram 1 bilhão de dólares em 2024 — um salto de 24,6% em comparação com 2023. Os concentrados de proteínas lideraram esse movimento, com aumento de 66,7%, seguidos pelas vitaminas, que cresceram 15,6%.