Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

Conheça nossos outros portais:

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Ácido pentadecanóico recebe aprovação GRAS para uso alimentício

O ácido pentadecanóico, ou C15:0, um ácido graxo recentemente descoberto, foi considerado GRAS (Generally Recognized as Safe - Geralmente Reconhecido como Seguro) para uso em alimentos e bebidas. A Seraphina Therapeutics, empresa de saúde e bem-estar afirma ter descoberto o ácido graxo, que comercializa como um ingrediente de marca registrada chamado FA15, bem como em sua própria marca Fatty15 de suplemento dietético.

O C15:0 é um ácido graxo alimentício essencial. Assim como o ômega-3, outro ácido graxo essencial na dieta, o C15:0 não é produzido endogenamente pelo organismo, mas é essencial para a saúde e deve ser obtido por meio de fontes alimentares. Enquanto o ômega-3 é um ácido graxo poliinsaturado, C15:0 é um ácido graxo saturado de cadeia ímpar. Não está relacionado a efeitos negativos associados a ácidos graxos de cadeia par, como o C16: 0 (ácido palmítico), que a empresa diz ter sido associado a inflamação, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. A empresa chama o C15: 0 como "o primeiro ácido graxo essencial a ser descoberto em 90 anos".

Em um artigo científico patrocinado pela empresa, publicado no ano passado na Scientific Reports, os autores citam pesquisas que mostram que níveis mais altos desse ácido graxo, o C15:0, fortalecem as membranas celulares e dão suporte a mitocôndrias saudáveis. Como tal, o C15:0 está associado a benefícios para a saúde, como imunidade equilibrada, saúde do coração, metabolismo saudável e saúde do fígado, podendo, também, oferecer benefícios para o apetite, humor e sono.

O ingrediente FA15 da Seraphina Therapeutics oferece o benefício de ser neutro no sabor e no odor. Segundo a empresa, além de suplementos, o FA15 pode ser usado em produtos alimentícios, inclusive para fortificar leites vegetais, carnes e barras nutricionais. É necessária apenas uma pequena dose diária (100mg/dia) e a determinação GRAS recém-adquirida aprova o seu uso seguro em alimentos na dose de até 245mg/dia.

Muitas pessoas se afastaram dos leites lácteos e agora usam leites vegetais. Infelizmente, esses leites à base de plantas são deficientes em C15: 0, uma gordura importante que grandes estudos clínicos em andamento e de base populacional confirmam como sendo benéfica para a nossa saúde. Ter o FA15 considerado seguro como um ingrediente alimentício vegano pode ajudar a fortificar alimentos com C15:0 para ajudar a garantir que os consumidores ainda possam obter esse nutriente essencial por meio de suas dietas”, disse em comunicado Nicholas Schork, PhD, cientista sênior da Seraphina Therapeutics e professor do Translational Genomics Research Institute.

Fonte: Nutritional Outlook








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado: