COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

Proteínas no café da manhã podem aumentar a força e o crescimento muscular

A ingestão de proteínas no café da manhã induz um aumento no crescimento muscular, quando comparada aos efeitos da ingestão de proteínas no jantar, de acordo com pesquisadores da Universidade Waseda, no Japão. “Uma dieta rica em proteínas no café da manhã é importante para manter a saúde do músculo esquelético e aumentar o volume muscular e a força de preensão”, comentou o professor Shigenobu Shibata, que liderou a pesquisa.

Shibata está esperançoso de que as descobertas do seu estudo levem a uma modificação generalizada no atual regime alimentar da maioria das pessoas nos países ocidentais e asiáticos, que tradicionalmente consomem baixas quantidades de proteína no café da manhã. “Para humanos, em geral, a ingestão de proteína no café da manhã é em média de 15g, que é menos do que o que consumimos no jantar, que é cerca de 28g. Nossas descobertas apoiam fortemente a mudança dessa norma e o consumo de mais proteínas no café da manhã ou no lanche da manhã”, observa.

Publicado na Cell Reports, o estudo teve como objetivo compreender o efeito da distribuição nos músculos da ingestão de proteínas ao longo do dia. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de aminoácidos de cadeia ramificada (BCCA) no início do dia aumenta o tamanho dos músculos esqueléticos.

Os pesquisadores alimentaram ratos de laboratório com duas refeições por dia contendo altas (11,5% em proporção) ou baixas (8,5% em proporção) concentrações de proteína. Os resultados foram determinados avaliando a hipertrofia induzida do músculo plantar, que está localizado na perna. Especificamente, a proporção de hipertrofia muscular determinada contra o crescimento do músculo controle foi 17% maior em camundongos alimentados com 8,5% de proteína no café da manhã, do que em camundongos alimentados com 11,5% de proteína no jantar, apesar do primeiro grupo consumir uma baixa proporção de proteína em geral.

Para confirmar a associação desses efeitos com o funcionamento do ritmo circadiano, os pesquisadores, em seguida, projetaram o mutante de corpo inteiro ClockΔ19 ou camundongos knockout Bmal1 específicos para músculos sem os genes que controlam o relógio biológico. Os pesquisadores repetiram experimentos de distribuição de dieta nos camundongos, mas não observaram alterações musculares semelhantes, o que confirmou o envolvimento do ritmo circadiano no crescimento muscular no contexto da ingestão de proteínas.

Para verificar se as suas descobertas eram aplicáveis a humanos, a equipe recrutou mulheres em seu estudo e testaram se a sua função muscular, determinada pela medição do índice de músculo esquelético (SMI) e força de preensão, variava com o tempo da dieta rica em proteínas consumida.

Sessenta mulheres com 65 anos ou mais que ingeriram proteínas no café da manhã ao invés de no jantar mostraram melhores funções musculares, sugerindo a possibilidade das descobertas serem verdadeiras em todas as espécies.

Além disso, os pesquisadores também encontraram uma forte associação entre o SMI e a proporção da ingestão de proteínas no café da manhã em relação à ingestão total de proteínas ao longo do dia.

O estudo baseia-se no conceito de crononutrição, em que o momento em que se come é tão importante quanto o que e como se come. A razão por trás disso é o ritmo circadiano do organismo. Esse relógio biológico é seguido por todas as células e controla as funções vitais, como o metabolismo e o crescimento. O estudo observou que a digestão e a absorção das proteínas variam dia e noite de acordo com esse relógio.

Estudos anteriores relataram que a ingestão de proteínas no café da manhã e almoço promove o crescimento do músculo esquelético em adultos.

No entanto, os detalhes sobre o efeito do tempo de ingestão de proteínas sobre o crescimento e a função muscular permanecem indefinidos até o momento.

Fonte: Nutrition Insight




Envie uma notícia



Telefone:

11 3628-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001