A Euromed lançará oficialmente, na Vitafoods Europe, que será realizada em Genebra, na Suíça, nos dias 5 a 7 de outubro, o Wellemon™, um novo ingrediente botânico à base de limão que integrará a sua linha de frutas mediterrâneas e extratos vegetais.
Os limões são uma fonte rica em eriocitrina, substância vegetal secundária com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias comumente encontrada na dieta de estilo mediterrâneo. Um estudo clínico publicado recentemente do CEBAS-CSIC - centro de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol (CSIC) -, comparou o extrato Wellemon™ rico em eriocitrina com um extrato de laranja rico em hesperidina. Os resultados mostraram que o extrato de limão da Euromed rendeu mais metabólitos biodisponíveis do que a hesperidina e, portanto, pode fornecer benefícios de saúde mais eficazes.
Os pesquisadores compararam a biodisponibilidade e o metabolismo das flavononas do limão e dos extratos de laranja e analisaram as mudanças nos marcadores metabólicos após uma refeição rica em gordura e açúcar. A excreção geral de metabólitos foi substancialmente maior após o consumo do extrato de limão. Em particular, o estudo farmacocinético mostrou, pela primeira vez em humanos, que a ingestão de eriocitrina do extrato de limão produz metabólitos de limão e laranja, graças à interconversão hesperetina-eriodictol, exclusiva do metabólito eriocitrina. Ao fazer isso, Wellemon™ pode fornecer uma concentração total mais alta de metabólitos bioativos, não alcançável com a ingestão de hesperidina sozinha. A hesperidina tem uma baixa biodisponibilidade devido à baixa solubilidade em água. Além disso, existe uma grande variabilidade interindividual na produção de metabólitos intestinais bioativos derivados. A ingestão de Wellemon™ pode ser suficiente para exercer benefícios à saúde, mesmo nos chamados indivíduos de baixo produtor, reduzindo a variabilidade interindividual e superando a baixa biodisponibilidade de hesperidina. Também é importante notar que a pressão arterial sistólica permaneceu estável em indivíduos que consumiram Wellemon™, mas aumentou ligeiramente naqueles que suplementaram o extrato de laranja. Além da saúde cardiovascular e metabólica, as possíveis aplicações incluem saúde vascular, imunidade, envelhecimento saudável e nutricosméticos.
“A dieta mediterrânea, com alta ingestão de frutas e vegetais, destaca-se como sendo particularmente benéfica para o coração e promotora da saúde. As frutas cítricas desempenham papel importante nesse padrão alimentar, principalmente nos meses de inverno, devido a sua rica fonte de flavonóides, como a eriocitrina. Nosso composto padronizado de eriocitrina é obtido de limões inteiros espanhóis de origem sustentável, processados com nossa tecnologia de extração exclusiva com água, o Pure-Hydro Process™. Estamos ansiosos para o lançamento oficial do Wellemon™ na Vitafoods, quando o estaremos disponibilizando para clientes novos e existentes”, afirmou Andrea Zangara, chefe de Comunicações Científicas e Marketing.
Fonte: Euromed