A Blue California lançou agentes clareadores de rótulo limpo e grau alimentício como substituto do corante branco dióxido de titânio para uso em produtos como goma de mascar, balas, doces, chocolates, cremes de café e decorações para bolos. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recentemente considerou o dióxido de titânio não seguro, embora o ingrediente seja FDA GRAS com um peso máximo de 1%.
“As marcas que buscam substituir o corante branco de dióxido de titânio encontrarão muitos benefícios para os agentes clareadores de grau alimentício da Blue California com patente pendente. Nossa alternativa ao dióxido de titânio está mudando a indústria com efeitos opacificantes ou clareadores e excelentes benefícios sensoriais, com uma saborosa sensação cremosa/rica na boca e contendo ingredientes patenteados que podem ter benefícios adicionais, como apoio à saúde cognitiva”, disse Cuie Yan, PhD, vice-presidente de encapsulamento da Blue California.
Segundo Yan, os agentes são estáveis ao calor e ao pH para uma variedade de aplicações. Também possuem um tamanho semelhante em diâmetro ao dióxido de titânio tradicional. De acordo com a Blue California, os agentes clareadores foram testados em gomas de mascar. Quando comparado ao dióxido de titânio, o efeito clareador foi semelhante, aumentando à medida que a dosagem aumenta.
Fonte: Nutritional Outlook