O fabricante de ingredientes Genosa lançou Hytolive Infinity Ômega, um extrato de azeitona projetado para permitir a incorporação de hidroxitirosol natural em óleos ômega-3 sem impacto na cor e sem o uso de aditivos.
O hidroxitirosol natural é um orto-difenol, considerado um potente sequestrante de radicais livres com atividade antioxidante e anti-inflamatória. É o principal composto fenólico do azeite extra virgem (EVOO) e das azeitonas de mesa e, segundo pesquisas, parece ser, junto com o ácido oleico, seu componente-chave.
Nos últimos anos, o mercado de hidroxitirosol natural tem visto um crescimento consistente. O envelhecimento da população, uma maior conscientização sobre a prevenção e uma evidência clínica dos benefícios do ingrediente contra processos inflamatórios crônicos e oxidação, foram os principais contribuintes para esse crescimento.
Os polifenóis do azeite (hidroxitirosol) foram apoiados pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) e incluídos no Regulamento (UE) 432/2012, permitindo uma alegação de saúde cardiovascular.
“O novo produto natural que desenvolvemos abre um número ilimitado de aplicações para o mercado de óleos ômega, seja qual for a origem. O consumo de lipídios na dieta tem um impacto em nossa saúde. Genosa tornou possível que a principal vantagem saudável do EVOO fosse incorporada aos óleos ômega. Também contribuímos para a economia circular, pois obtemos nossos extratos diretamente das azeitonas”, disse Carlos Peña, CEO da Genosa.
Hytolive Infinity Ômega pode ser incorporado em fontes marinhas (peixes, krill, algas) ou óleos ômega terrestres. De acordo com a EFSA, EPA e DHA contribuem para a manutenção de níveis normais de triglicérides no sangue, pressão arterial e função do coração. Ao mesmo tempo, os polifenóis do azeite podem contribuir para a proteção dos lipídios do sangue contra o estresse oxidativo.
Os fabricantes podem oferecer aos consumidores uma combinação complementar que não apenas reduz os triglicerídeos, mas também previne os lipídios do sangue (colesterol LDL e vLDL) de danos oxidativos, controlando, assim, o desenvolvimento de placas de ateroma.
De acordo com Peña, a formulação de óleos ômega funcionais é crucial para a prevenção da saúde. Os ácidos graxos essenciais e os ácidos graxos não essenciais devem fazer parte da dieta não apenas como fonte de calorias, energia e outros processos fisiológicos importantes, mas também pelas proporções dos ácidos graxos. Eles são críticos. Além disso, é absolutamente necessário que tais lipídios sejam acompanhados de antioxidantes naturais que proporcionem uma atividade eficaz para protegê-los da oxidação e, ao mesmo tempo, como veículo de ativos que beneficiam nossa saúde.
“Com Hytolive Infinity Ômega, propomos aos atores dos óleos ômega 'Azeite seus ômegas', fornecendo-lhes a essência antioxidante natural do azeite extra virgem. Na minha opinião, este é um passo atraente e importante para os refinadores, distribuidores e consumidores de ômega-3”, acrescentou Peña.
Fonte: Nutraceutical Business Review