O instituto realizou várias pesquisas sobre variações entre os níveis e composições de suor em diferentes indivíduos para fornecer recomendações gerais sobre hidratação, e mais especificamente para atletas de elite com objetivos de alto desempenho.
Liam Brown, cientista do GSSI, explica que a forma tradicional de analisar a taxa de suor tem sido através do uso de um adesivo absorvente no braço, o que não apenas consome tempo e energia, mas também não permite que o usuário veja o quanto está suando durante a sessão de treinamento.
Para aprimorar o resultado, o GSSI desenvolveu o Gx Sweat Patch, um adesivo que mede a perda de líquidos e sódio em tempo real, com linhas codificadas por cores para visualizar essas perdas. Para agregar a esse serviço, a equipe GSSI também criou a garrafa Gx, que pode rastrear remotamente o consumo de líquidos em tempo real. “Isso permite que o profissional que não esteja com o atleta, como o nutricionista, por exemplo, veja quanto o atleta está bebendo e em que momento, e o ajuda a desenvolver planos mais adequados para o consumo de líquidos”, afirmou Brown.
Os patches estão disponíveis comercialmente nos Estados Unidos e têm sido usados por atletas em todo o mundo.