Frutas ricas em água e fibras são uma boa alternativa para manter a hidratação. De sabor doce e agradável, a melancia é muito consumida. Versátil na culinária, pode ser usada em doces, sucos entre outras receitas. Também é rica vitaminas A e C, que atuam na saúde da visão e no fortalecimento do sistema imunológico. O licopeno, encontrado na melancia, é um potente antioxidante que combate os radicais livres.
Essa e outras frutas, que estão em plena safra em dezembro, podem ser consumidas in natura ou em receitas variadas. A goiaba, por exemplo, é uma fruta rica em fibras, responsáveis pela saúde intestinal, vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de minerais como ferro, que auxilia na prevenção da anemia ferropriva, potássio e ferro que são responsáveis por manter o bom funcionamento das células no organismo.
Outra opção é o pêssego, uma fruta pouco calórica, rica em vitaminas A, beneficiando a saúde da pele e visão e C, que auxilia absorção do ferro. É fonte de fibras, atuando no bom funcionamento intestinal. Pode ser consumido em forma de suco, geleia, doces, bolos, tortas e in natura.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo