Respaldados por diversos estudos científicos internacionais, os benefícios dos peptídeos bioativos de colágeno Fortigel® para as articulações do corpo humano agora contam com aprovação de alegação funcional no Brasil. A ANVISA autorizou a alegação com os dizeres “pode contribuir para a manutenção da saúde das articulações” nos rótulos de suplementos alimentares formulados com o ingrediente patenteado pela Gelita. A decisão foi publicada em 26 de setembro no Diário Oficial da União, considerando a dosagem de 5g ao dia.
“Fortigel® é o primeiro colágeno tipo I a receber a aprovação para articulação. Com o respaldo de diversas pesquisas realizadas pela comunidade científica internacional, comprovando sua efetividade e confirmando a premissa de que nem todos os colágenos são iguais. É gratificante que a eficácia funcional dessa nossa solução dedicada à saúde articular recebeu essa importante aprovação da agência reguladora no mercado brasileiro”, afirmou Léia Tomaz Pipulini, head da unidade de negócios Nutrition & Health Ingredients da Gelita para a América do Sul.
Fortigel® é formulado com Peptídeos Bioativos de Colágeno (BCP®) com peso molecular médio de 3kDa, que atuam de maneira otimizada na saúde das articulações, maximizando a desejada interação entre as células envolvidas no metabolismo da cartilagem. É um ingrediente alimentício de odor e sabor neutros, não alergênico e não apresenta efeitos adversos, podendo ser aplicado no desenvolvimento de produtos clean label.
O novo reconhecimento se soma à autorização da ANVISA, obtida no final de 2020, para a alegação de auxílio à manutenção da saúde da pele nos rótulos de suplementos contendo peptídeos de colágeno Verisol®, que, segundo a Gelita, são os únicos a contar com tal aval no mercado brasileiro, possuindo outras alegações no Canadá e no Japão.