Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Estudo revela benefícios da ingestão de fibra de raiz de chicória

Uma nova revisão sistemática da literatura com meta-análises revelou que a ingestão de fibra de raiz de chicória (a partir de 3g/dia) promove um crescimento significativo de bifidobactérias no microbioma intestinal em todas as faixas etárias e melhora a função intestinal.

De acordo com a Beneo, este é o primeiro estudo desse tipo, baseado em ensaios de controle randomizados, que investigou o efeito de frutanos do tipo inulina derivados da raiz de chicória na abundância de bifidobactérias na microbiota intestinal e nos resultados relacionados à saúde.

Incluídos na revisão sistemática com meta-análises, considerada a metodologia mais forte na hierarquia das evidências científicas, foram 50 estudos de intervenção humana, com um total de 2.495 participantes, os quais foram selecionados com base em um extenso processo de pesquisa e revisão da literatura que seguiu as diretrizes do Cochrane Handbook for Systematic Reviews and Interventions.

Esta pesquisa evidenciou que a inulina, oligofrutose e suas combinações, derivadas da raiz de chicória como fonte de origem, atuam como fator bifidogênico, promovendo o crescimento seletivo de bifidobactérias. A revisão sistemática com meta-análises também demonstra que a fibra da raiz de chicória é um prebiótico que atende a definição de prebióticos da ISAPP (International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics).

Os pesquisadores relataram, ainda, que os efeitos bifidogênicos das fibras da raiz de chicória foram acompanhados por uma melhor regularidade intestinal.

"Estou extremamente satisfeito que esta revisão sistemática crítica detalhada com meta-análises tenha sido conduzida. Seguindo a metodologia de evidência científica da mais alta qualidade, o efeito prebiótico da inulina tipo frutanos provenientes da raiz de chicória é confirmado. Mais uma vez, mostra que a integração de fibras de raiz de chicória na dieta diária apoia as bifidobactérias e, portanto, seu microbioma intestinal, ao mesmo tempo em que melhora as funções intestinais dos muito jovens aos muito idosos", disse Anke Sentko, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Comunicação Nutricional da BENEO.

Fonte: Dairy Foods




Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.


001