A Danone uniu forças com a startup de fermentação de precisão DMC Biotechnologies, o fabricante de pneus Michelin e o banco francês Crédit Agricole Center para criar a Plataforma Aberta de Biotecnologia, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da fermentação de precisão em maior escala.
Com um investimento inicial de US$ 17 milhões de dólares, a iniciativa visa dimensionar produtos e processos inovadores já testados em laboratório, acelerando a fermentação de precisão para os setores agroalimentar e de materiais.
Segundo a Danone, a parceria é uma maneira de impulsionar o futuro da alimentação, permitindo desenvolver tecnologias de fermentação de ponta, acelerando a inovação, os benefícios para a saúde e a descarbonização na indústria alimentar.
Localizada na França, a plataforma contará com uma linha de produção inicial em escala de demonstração, incluindo um fermentador e equipamento de purificação, que devem estar instalados até o próximo ano. Equipamentos adicionais e uma segunda linha de produção serão instalados anos seguintes. A plataforma será gradualmente aberta a outras empresas que enfrentam desafios de expansão na biofabricação industrial.