Em uma revisão sistemática recente, cientistas liderados pela Chr. Hansen analisaram dados de 26 estudos clínicos sobre os oligossacarídeos do leite humano (HMOs) e descobriram que esses compostos são bem tolerados pelo microbioma intestinal, proporcionando benefícios à saúde.
Os HMOs encontrados no leite humano foram associados com a promoção de um microbioma intestinal saudável, apoiando o desenvolvimento do cérebro e a manutenção de um sistema imunológico equilibrado.
A revisão abrangeu 26 ensaios clínicos e cinco estudos de acompanhamento, examinando o uso de HMOs como suplementos alimentares em seres humanos. Os resultados revelaram segurança e tolerância dos HMOs testados, com melhorias na composição do microbioma, marcadores imunológicos intestinais e saúde intestinal após a suplementação com HMOs. Esses efeitos benéficos também se estenderam a diversas populações.
“Criamos continuamente pesquisas e ensaios clínicos para explorar ainda mais os efeitos da suplementação de HMO na saúde humana e para compreender a estrutura e a dependência da dose dos HMOs. É uma prioridade estratégica para nós investir na construção de conhecimento aprofundado nesse campo emergente e fornecer insights sobre os benefícios à saúde”, comentou a Dra. Katja Parschat, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento HMO da Chr. Hansen.