A Biomega, empresa de biotecnologia, reafirmou seu compromisso de cumprir suas metas de circularidade após o lançamento oficial da sua nova biorrefinaria, em Hirtshals, na Dinamarca. O compromisso inclui a redução dos biorresíduos em aproximadamente 18.300 toneladas por ano e os gases de efeito estufa em aproximadamente 1.600 toneladas de CO2 eq por ano, em Hirtshals, até o final de 2025.
Ambas as metas ambientais fazem parte do Projeto LIFE CONQUER, que visa promover a economia circular através do financiamento de empreendimentos que apoiem um modo de vida sustentável.
“Como parte do nosso investimento inicial e financiamento por meio do projeto LIFE CONQUER, instalamos tecnologia de última geração equipada com os processos mais eficientes em termos de energia para nos ajudar a atingir nossas metas de sustentabilidade. Durante o projeto de três anos, a Biomega buscará reduzir os resíduos biológicos em 18.300 toneladas por ano, atingindo 87% da capacidade da nossa biorrefinaria. Nos próximos anos após 2025, em plena capacidade da biorrefinaria, o objetivo é atingir uma redução de 21.000 toneladas por ano”, ressaltou o Dr. Bjørn Liaset, diretor científico da Biomega.
Atualmente, o exclusivo processo da Biomega envolve hidrólise enzimática contínua. Usando água aquecida sem adição de produtos químicos, o processo separa, natural e suavemente, o óleo, as proteínas e os sedimentos da matéria-prima para aproveitar ao máximo o fluxo restante, o que resulta em peptídeos e óleos de salmão de alta qualidade, adequados para aplicações nos mercados de nutrição e saúde humana.