A Amyris está fortalecendo sua presença no setor de biotecnologia ao inaugurar sua nova planta de fermentação no Brasil, na cidade de Barra Bonita, SP.
A nova fábrica está convenientemente localizada perto da segunda maior usina de açúcar do mundo, a Raizen, garantindo a continuidade do fornecimento e economia de matéria-prima favorável. “Os especialistas do setor veem uma lacuna futura significativa entre a oferta e a demanda de produtos à base de fermentação. Estabelecemos um caminho estratégico há mais de uma década que, além de sermos os líderes reconhecidos na ciência da biotecnologia, investiríamos na capacidade do processo de fermentação. Temos uma equipe experiente que combina a arte e a ciência da fabricação em escala, desde a bancada do laboratório até a torre de fermentação”, afirmou John Melo, presidente e CEO da Amyris.
Segundo a Amyris, a cana-de-açúcar é uma matéria-prima essencial para a produção de ingredientes ecologicamente corretos. O Brasil é o maior produtor mundial de açúcar e suas despesas operacionais são inferiores às dos Estados Unidos e da Europa. “Começamos a ativar os módulos de controle de processo e estamos testando os instrumentos e protocolos de automação para garantir que todos os sistemas e componentes estejam operando com eficiência e segurança”, disse Melo.
Para aproveitar ao máximo a gravidade em seu processo de fermentação vertical, a nova planta possui design exclusivo, com uma torre de processo duas vezes mais alta do que a planta anterior, na cidade de Brotas.
O local possui cinco “mini fábricas” de fermentação, que podem produzir mais de 13 produtos biofermentados atualmente em escala e futuros.
Fonte: Nutrition Insight