Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Canadá lança novo rótulo de “lupa” na frente da embalagem para alimentos com alto teor de sal, açúcar e gordura

As autoridades canadenses lançaram um novo rótulo nutricional na frente da embalagem projetado para ajudar os consumidores a fazer seleções de produtos mais informadas, destacando alimentos ricos em nutrientes “não saudáveis” específicos.

A rotulagem na frente da embalagem é amplamente reconhecida por cientistas e organizações de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde, como uma ferramenta eficaz para ajudar a fazer escolhas informadas. A pesquisa mostrou que um símbolo simples e claro na frente das embalagens de alimentos pode ajudar os consumidores a escolher alimentos com baixo teor de gordura saturada, açúcar e sal.

O novo sistema de rotulagem inclui um símbolo de lupa e um texto para chamar a atenção para informações relacionadas a nutrientes específicos e complementará a tabela de Informações Nutricionais exibida no verso das embalagens de alimentos.

Queremos que todos os canadenses tenham as informações de que precisam para fazer escolhas alimentares saudáveis. Este símbolo de nutrição simples, mas eficaz, promoverá uma alimentação saudável para todos”, disse o ministro da Saúde do Canadá, Jean-Yves Duclos, observando que o símbolo tornará mais fácil para indivíduos e famílias fazerem escolhas informadas.

Os regulamentos exigem que o novo símbolo seja exibido na frente dos alimentos embalados com alto teor de gordura saturada, açúcar e/ou sódio. Os fabricantes têm até 1º de janeiro de 2026 para alterar seus rótulos e cumprir o novo requisito, disseram as autoridades canadenses.

O símbolo de nutrição aparecerá na metade superior do rótulo para a maioria dos formatos de embalagem e deve aparecer na metade direita do rótulo da embalagem, se o rótulo for mais largo do que alto.

Marie-Claude Bibeau, Ministra da Agricultura e Agroalimentar do Canadá, acrescentou que os novos regulamentos de rotulagem na frente da embalagem também reconhecem o valor nutricional de certos alimentos que não são processados ou mal processados, como o cálcio em produtos lácteos, observando que os fabricantes têm alguns anos para rever seus processos e, em alguns casos, melhorar suas formulações.

A Health Canada observou que a rotulagem nutricional na frente da embalagem é uma parte fundamental da sua estratégia de alimentação saudável, que visa melhorar o ambiente alimentar, tornar mais fácil para os canadenses fazer escolhas alimentares informadas e reduzir o risco de doenças crônicas relacionadas à dieta.

De acordo com o novo sistema, os alimentos que contribuem com 15% ou mais do valor diário de sódio, açúcar ou gordura saturada precisarão exibir o novo rótulo nutricional na frente da embalagem com o símbolo da lupa.

Para refeições principais com uma porção superior a 200g, o limite será de 30% ou mais do valor diário para sódio, açúcares ou gordura saturada, enquanto para alimentos consumidos em pequenas quantidades inferiores a 30g, o limite será fixado em 10% ou mais do valor diário para sódio, açúcar ou gordura saturada.

"A rotulagem nutricional obrigatória na frente da embalagem é uma ferramenta de política que pode fornecer a toda a população informações nutricionais proeminentes, confiáveis e fáceis de entender para ajudar a identificar mais saudável", comentou Doug Roth, CEO da Heart and Stroke Foundation of Canada.

Segundo Roth, os canadenses obtêm quase metade de suas calorias diárias de alimentos ultraprocessados e esse número é ainda maior para as crianças e jovens, que são os maiores consumidores desses alimentos. “Adicionar um símbolo claramente visível e fácil de entender na frente desses produtos ajudará as pessoas a identificar rapidamente alimentos ricos em sódio, açúcares ou gordura saturada”, disse.

Roth observou, ainda, que isso é especialmente verdadeiro para grupos de consumidores que têm dificuldade em entender a tabela de informações nutricionais encontrada no verso das embalagens de alimentos, o que inclui idosos, pessoas com baixa escolaridade, pessoas com deficiência visual e aqueles que falam idiomas além do inglês ou francês.

A Health Canada observou que alimentos frescos, incluindo vegetais, frutas, carnes e peixes, bem como alguns produtos lácteos, não precisarão levar o símbolo da lupa.

Outros alimentos isentos por razões técnicas incluem: leite e nata vendidos em recipientes de vidro recarregáveis; cortes inteiros crus de um único ingrediente de carne, aves e peixes que não possuem tabela nutricional; carnes e aves moídas cruas de um único ingrediente para evitar dar a impressão de que são nutricionalmente inferiores aos cortes inteiros que não carregam um símbolo nutricional.

Também na lista de isentos estão a manteiga, o açúcar, o sal e outros produtos que podem ter a mesma finalidade que a manteiga, o açúcar ou o sal. Esses produtos incluem mel, sal de aipo, xarope de bordo, óleos vegetais e sal de tempero.

No entanto, a Health Canada acrescentou que os alimentos perderão seu status de isenção se forem formulados com um ingrediente que contenha gordura saturada, açúcares e/ou sódio.

Fonte: Ingredients Network




Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.


001