Pesquisadores liderados pela Nestlé Research, em colaboração com instituições acadêmicas internacionais, descobriram que a trigonelina, um alcaloide relacionado ao ácido nicotínico (vitamina B3), está em níveis reduzidos em idosos com sarcopenia. De acordo com estudos, a suplementação com esse composto está correlacionada positivamente com a força muscular.
Os resultados das pesquisas, realizadas em camundongos e humanos, revelaram que a trigonelina pode aumentar os níveis de NAD+, um dinucleotídeo essencial para o metabolismo energético e a saúde mitocondrial. Além disso, a suplementação com trigonelina mostrou-se capaz de reduzir a perda de massa muscular relacionada à idade.
Segundo os cientistas, essas descobertas ampliam a compreensão do metabolismo de NAD+ e destacam a trigonelina como um novo precursor dessa molécula, o que sugere potenciais aplicações na promoção da saúde relacionada à idade. Também destacaram a relevância da pesquisa, afirmando que os benefícios da trigonelina no metabolismo celular e na saúde muscular durante o envelhecimento abrem perspectivas promissoras para aplicações translacionais.