O mercado de proteínas lácteas está passando por uma diversificação significativa, expandindo-se para categorias populares de saúde e bem-estar, como saúde intestinal e alimentos funcionais, impulsionada pela busca crescente de consumidores e empresas por ofertas que atendam a necessidades específicas de saúde, ao mesmo tempo em que são obtidas por meio de práticas sustentáveis.
Os avanços na tecnologia das proteínas lácteas, anteriormente focados na nutrição esportiva, agora aprimoram benefícios nutricionais, sabor, textura e variedade de ingredientes, abrindo novas oportunidades para a inovação.
Segundo o Dr. Shakti Singh, Gerente de Categoria e Inovação de Proteínas da Fonterra, a proteína é reconhecida como um macronutriente com benefícios clinicamente comprovados, sendo de grande interesse para diversos grupos de consumidores, desde jovens até idosos, para fins como recuperação muscular, controle de peso e bem-estar geral.
A Fonterra ressalta que o foco vai além do bem-estar físico, expandindo-se para uma abordagem holística que inclui a saúde mental, digestiva, regulamentação do humor, suporte imunológico e qualidade do sono. Ingredientes como os fosfolipídios da Nutiani se destacam por promoverem o bem-estar mental e alegações de saúde cerebral.
Além disso, uma pesquisa de consumo da empresa destacou que as restrições de tempo são um obstáculo significativo para os consumidores atingirem seus objetivos nutricionais, levando-os a buscar maneiras de incorporar proteínas lácteas em diversas formas para melhorar a saúde geral. Nesse sentido, a Fonterra destacou a importância de abordar as tendências emergentes, adaptando suas soluções para atender as diversas necessidades dos consumidores.