A Gencor divulgou os resultados do seu mais recente ensaio clínico humano focado no aprimoramento do desempenho atlético aeróbico através do seu novo extrato de Gynostemma pentaphyllum, denominado ActivAMP.
O estudo analisou o mecanismo de ação proposto, destacando a ativação da AMPK (proteína quinase ativada por AMP), associada ao exercício, como promotora da disponibilidade de energia para a contração muscular. Pesquisas pré-clínicas sobre o ActivAMP revelaram melhorias na absorção de glicose pelo tecido muscular e na utilização de gordura como fonte de energia.
No ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, homens jovens saudáveis que consumiram 450mg/dia de ActivAMP durante quatro semanas, apresentaram desempenho 4% mais rápido em um cicloergômetro em comparação com o grupo do placebo em um teste de 20 km.
Além disso, biópsias musculares revelaram significativo aumento no fluxo de oxigênio no tecido muscular em repouso para o grupo ActivAMP, indicando aprimoramento da função mitocondrial. A ativação da AMPK após o exercício foi observada apenas no grupo do ActivAMP.
Segundo R.V. Venkatesh, Cofundador e Diretor Administrativo da Gencor, o estudo representa uma descoberta pioneira na indústria nutracêutica, demonstrando a ativação da AMPK, considerada um regulador metabólico mestre, em ensaios humanos por meio de biópsias musculares.
ActivAMP, fornecido pela Gencor em parceria com a BTC, não apenas mostrou benefícios no desempenho atlético, mas também demonstrou apoio no controle de peso em participantes masculinos e femininos.