Os pesquisadores estão cada vez mais divulgando os benefícios dos prebióticos, especialmente aqueles derivados da raiz de chicória, para a saúde digestiva e a modulação dos eixos intestinais.
Segundo a Beneo, fabricante global de ingredientes funcionais para alimentos, a pesquisa nessa área tem se expandido, fornecendo novos insights e confirmação sobre os efeitos positivos dos prebióticos na saúde intestinal e no bem-estar geral.
Um estudo recente conduzido por pesquisadores do Departamento de Ciências Alimentares e Nutricionais da Universidade de Reading (Reino Unido), em colaboração com o Beneo-Institute, revelou que a fibra da raiz de chicória Orafti da Beneo promove o crescimento significativo de Bifidobactérias no microbioma intestinal, independentemente da sua forma de aplicação.
Além dos benefícios para a saúde intestinal, as fibras da raiz de chicória também têm sido associadas a benefícios adicionais, como controle de açúcar no sangue, saúde imunológica, controle de peso e absorção de cálcio. Estudos sugerem que essas fibras podem ter impacto positivo em outras áreas, como o eixo intestino-cérebro, embora mais pesquisas clínicas sejam necessárias para confirmar esses benefícios.
A inulina e a oligofrutose Orafti são fibras dietéticas naturais e solúveis que oferecem uma dupla vantagem de enriquecimento de fibras e redução de açúcar, fornecendo metade das calorias do açúcar junto com todos os benefícios nutricionais da fibra. Esses ingredientes proporcionam benefícios tecnológicos significativos aos fabricantes de alimentos, permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores.
Segundo a Beneo, embora ambos os ingredientes permitam a substituição parcial do açúcar nas formulações, a oligofrutose Orafti é aplicada quando são necessários altos níveis de solubilidade e uma doçura natural, além das suas propriedades que imitam a gordura; a inulina Orafti é uma solução para redução de gordura e melhoria da textura e do mouthfeel.
Disponíveis em vários formatos, incluindo líquidos e pós, permitem a produção de versões com baixo teor de gordura e açúcar de produtos alimentícios tradicionalmente indulgentes, como biscoitos, bolos, sorvetes, iogurtes, bebidas lácteas ou smoothies, ao mesmo tempo que promovem a saúde intestinal e mantém o impacto nos níveis de glicose no sangue ao mínimo.