O consumo de cranberry, seja in natura ou como ingrediente em alimentos processados e em receitas caseiras, já faz parte da rotina de pessoas que buscam manter uma alimentação saudável em seu dia a dia. Agora, um novo tipo de cranberry com 50% menos açúcar e redução de 25% das calorias já está disponível para consumo e uso na indústria alimentícia brasileira.
A versão light da cranberry desidratada, trazida pela empresa Nova Inglaterra ao Brasil, é adoçada com sucralose e sacarose, além de ter três vezes mais fibras, por possuir a adição de fibra solúvel de milho em sua composição, sendo uma excelente opção para uso em dietas hipocalóricas e com restrição de açúcares. A nova versão chega para aliar saúde e sabor, proporcionando o prazer do doce, com os benefícios nutricionais da fruta. Outra opção saudável que a empresa está trazendo para o país é a cranberry desidratada saborizada com suco de abacaxi, adoçada apenas com o doce natural da fruta e sem a adição de quaisquer outros tipos de açúcares, sendo totalmente indicada para pessoas que buscam utilizar produtos naturais.
A Nova Inglaterra, empresa especializada no fornecimento de ingredientes funcionais para o mercado brasileiro, comercializa atualmente um volume médio de 25 toneladas de cranberry ao ano e tem como perspectiva crescer 30% ao longo dos próximos dois anos. A cranberry é uma fruta rica em vitamina C e contêm mais antioxidantes (fenóis) e outros fitonutrientes do que outras 19 frutas comumente consumidas, o que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, problemas cardíacos, câncer e outras doenças causadas pela ação dos radicais livres. A fruta possui também proantocianidina tipo A, que é uma substância que dificulta a aderência de bactérias patogênicas nas vias urinárias, reduzindo a probabilidade de infecções.
Esta mesma propriedade de antiadesão, também pode inibir bactérias associadas às gengivites e úlceras gástricas. Para atender o mercado brasileiro, a Nova Inglaterra tem parceria com a Ocean Spray®, uma cooperativa agrícola com mais de 700 produtores de cranberry e toranja, situados nos Estados Unidos, Canadá e Chile.