Ingredientes auxiliam no ganho de massa magra e no melhor desempenho durante a prática de exercícios físicos.
Musculação, futebol, corrida, dança, entre outras atividades, exigem muito do organismo e, recentemente, os atletas vêm buscando ajuda em suplementos nutricionais compostos por diversos ingredientes, como proteínas e probióticos, para que a rotina de treinamento não prejudique a saúde e o desempenho, principalmente daqueles profissionais.
Números revelam que os potenciais consumidores de alimentos que auxiliam na nutrição esportiva não são apenas os atletas profissionais, mas uma parcela da população preocupada em manter a forma e um estilo de vida mais saudável. Pesquisa sobre o perfil do mercado de nutrição esportiva aponta que 28% dos consumidores são regularmente ativos e 11% são atletas profissionais.
Uma alimentação regular e saudável é fundamental para as pessoas ativas. A ingestão de suplementos com proteínas e probióticos pode auxiliar no ganho de massa magra, no desempenho, na carga de treinamento e na recuperação dos músculos esqueléticos, além de melhorar a qualidade de vida, sempre com o acompanhamento de um nutricionista.
Proteína de soja na nutrição esportiva
Para um melhor desempenho dos músculos e melhoria no estilo de vida, a alimentação saudável e balanceada desempenha uma função importantíssima. Por isso, muitos atletas complementam as refeições com a ingestão de proteína com elevada quantidade nutricional, como a de soja.Reconhecida como uma proteína de alta qualidade, ela pode ser utilizada com eficácia para a manutenção, o restabelecimento e a síntese das proteínas dos músculos esqueléticos em resposta ao treinamento. Além disso, vários estudos comprovam que a proteína de soja contribui para o ganho de massa muscular durante e após o treino de resistência em homens e mulheres, proporcionando ao atleta os aminoácidos necessários para síntese do novo tecido.
As proteínas de soja, soro de leite e caseína são nutricionalmente completas e cada uma proporciona um benefício que contribui para o alcance das metas de treinamento dos atletas. Muitos esportistas realizam combinações proteicas que propiciam as vantagens de diversas proteínas em um só produto.
O uso combinado de proteína de soja e do leite promove síntese proteica no músculo quando consumida após o exercício. Estudo revela os benefícios que o consumo da combinação de proteínas isoladas de soja, do soro de leite (whey) e do leite (caseína) pode trazer para a nutrição esportiva, fornecendo vantagens nutritivas importantes quando comparado com a ingestão de apenas um tipo de proteína, principalmente em relação à recuperação muscular após o treinamento.
De acordo com estudo, a combinação de proteína de soja-leite (25% de proteína isolada de soja, 25% de proteína isolada de soro de leite e 50% de caseinato) é capaz de estimular o crescimento do músculo a uma intensidade semelhante à da proteína do soro do leite por meio de uma elevação da síntese proteica no músculo e sinalização do crescimento de células do músculo. Além disso, a combinação elevou a janela anabólica, ou seja, o aumento prolongado na taxa de síntese proteica no músculo em descanso, por uma quantidade maior de tempo, comparando com a utilização somente da proteína do soro do leite.
A combinação de proteína soja-leite é capaz de prolongar o fornecimento de aminoácidos para os músculos e síntese proteica no músculo esquelético humano. Combinações proteicas proporcionam um fornecimento de aminoácidos por até cinco horas, o que significa que se o praticante de exercício físico consumir o suplemento combinado, o efeito prolongado fornecerá aminoácidos essenciais para alimentar seus músculos até a próxima refeição.
Probióticos na nutrição esportiva
Além dos benefícios para a flora intestinal e sistema imunológico, o consumo de suplementos ou alimentos com os micro-organismos pode contribuir para o desempenho de atletas, melhorando a carga de treinamento e reduzindo o risco de doenças respiratórias.
Estudo revela que pessoas saudáveis que consumiram uma dose diária de suplemento durante os cinco meses do período de estudos, apresentaram a redução no risco de doenças do trato respiratório superior. Além disso, identificou-se entre os atletas um atraso no início dos sintomas de problemas respiratórios, como mal-estar geral, falta de ar e outros, permitindo que continuassem saudáveis por mais tempo. As doenças podem impactar o rendimento do atleta durante o treinamento pesado ou competição. Dessa forma, as bactérias do bem podem reduzir a sensibilidade às doenças infecciosas e garantir uma boa absorção dos nutrientes, melhorando o desempenho.
A suplementação esportiva está cada vez mais presente na dieta dos atletas. A proteína de soja pode ser encontrada em shakes e barras de cereais, já os probióticos podem ser consumidos em produtos, como suplementos em pó, capsulas e outros alimentos.
Referências
Suplementação probiótica para sintomas de doenças respiratórias e gastrointestinais em indivíduos saudáveis e fisicamente ativos”, publicado pelo Clinical Nutrition.
The 2011 IHRSA Global Report: The State of the Health Club Industry
IHRSA - International Health, Racquet & Sportsclub Association e o Instituto Fitness Brasil
Declaração conjunta da American College of Sports Medicine, da Amercian Dietetic Association e da Dietitians of Canada – Rodriguez, N R., et al. American College of Sports Medicine position stand. Nutrition Research, 2002. 22:p. 807-815.
Candow, D.G., et al., Effect of whey and soy protein supplementation combined with resistance training in young adults. Int J Sport Nutr Exerc Metab, 2006. 16(3):p. 223-44
Deibert, P.; Solleder, F. Konig, D., Vitolins, M. Z.; Dickhuth, H.H.; Gollhofer,A.; Berg, A. Soy protein based supplementation supports metabolic effects of resistance training in previously untrained middle aged males. The aging male: the official journal of the International Society for the Study of the Aging Male. 2011, 14, 273-9.
Phillips, S.M., et all. Dietary protein to support anabolismo with resistance exercise is young men. J Am Coll Nutr, 2005. 24(2):p. 134S-139S.
Wolfe, R.R., Protein supplements and exercise. Am J Clin Nutr, 200. 72(2 Suppl): p. 551S7S.
The Journal of Nutrition.
DuPont Nutrição & Saúde
Fone: (11) 4613-3800
food.dupont.com